A TIGELA DE MADEIRA

Viúvo e bastante idoso, ele foi morar com o filho, a nora e o neto de cinco anos de idade. As suas mãos eram trêmulas, a sua visão estava embaçada e os seus passos, vacilantes.

A família fazia as refeições em torno de uma mesa no centro da sala, mas as mãos cansadas e a visão falha do avô o atrapalhavam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão e, quando segurava o copo, o suco era derramado na toalha da mesa. O filho e a nora estavam irritados com a situação, até que um dia ele disse:

– “Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai. Estou cansado de ver suco derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão”.

Colocaram, então, uma mesinha num canto da sala. Ali o avô comia sozinho. Como o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de madeira. Quando ele olhava para a “família” sentada à mesa do centro e ele ali isolado, não podia evitar as lágrimas. Só lhe dirigiam a palavra para repreendê-lo, quando deixava um talher ou comida cair no chão.

O menino de cinco anos assistia a tudo em silêncio.

Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho estava sentado no chão, manuseando pedaços de madeira, e então perguntou à criança:

– O que você está fazendo?

E o menino respondeu:

– Estou fazendo duas tigelas para você e mamãe comerem quando eu crescer!

O garotinho de cinco anos sorriu e continuou o “trabalho”.

Aquelas palavras, contudo, tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos. Lágrimas começaram a correr de seus olhos. Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito.

Naquela noite, o pai tomou o avô pelas mãos e carinhosamente o conduziu à mesa da família. Dali em diante, e até o fim de seus dias, ele recebeu amor, cuidado e carinho.

E, por alguma razão, marido e esposa não se importavam mais quando um garfo caía, quando o suco era derramado ou quando a tolha da mesa se sujava…

Resumo da história: A família precisa viver em harmonia. Não deve haver discriminação na família. Todos têm direitos e deveres. Precisamos ter disposição para perdoar e jamais guardar mágoas no coração. Precisamos investir mais e cobrar menos. Precisamos fazer da nossa casa o melhor lugar do mundo para se viver. Enfim, precisamos eliminar as tigelas de madeira da nossa casa.

 

Pr. Oliveira de Araújo

Pastor Emérito