Momentos PibVitória

ETAPAS DA VIDA by Delane Souza

“Nascer é uma possibilidade; viver é um risco; envelhecer é um privilégio”.

                  A nossa trajetória terrena é marcada por quatro etapas ou fases: infância, adolescência, juventude e adulta. Todas passam, com exceção da fase adulta, que nos acompanha até o dia final. Nem todos conseguem viver todas estas fases. Muitos perecem pelo caminho, seja na infância, na adolescência ou na juventude.

                  Enquanto as demais fases da vida são marcadas por números que indicam seu princípio e seu fim, dando-lhes limites, a fase adulta tem indicação para começar, mas não para terminar. Varia.

                  Por isso, o autor (anônimo) da frase afirma que “envelhecer é um privilégio”. Se olharmos a condição do Brasil, veremos que a nossa população de idosos tem aumentado significativamente. É, também, um fato mundial. E, o Brasil não poderia estar na contramão. Podemos afirmar que o Brasil está-se enchendo de “privilegiados”.

                  Nosso país tem-se voltado para esta nova realidade. Melhor Idade, Feliz Idade, Terceira Idade, Grupo da Maturidade, Idoso, Ancião, Grupo de Experientes, seja lá o nome que se queira dar, o importante é a valorização do ser humano que, vencidas as três primeiras etapas da vida, quer viver com dignidade essa última etapa. Muitos se envolvem em atividades filantrópicas, são voluntários. Outros são esteio da família, conselheiros, amigos, exemplo para os mais jovens. Eles são fundamentais para o equilíbrio social.

                  Certo é que, nem sempre recebem o tratamento respeitoso que merecem!

                  O sábio Salomão exorta: “Se, pois, o homem viver muitos anos, regozije-se em todos eles” (Ec 11.8). Lembra uma frase de Veríssimo: “Viva cada dia da sua vida como se fosse o último, pois um dia você acerta”.

                  E, aos jovens, ele escreve: “Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade”. (Ec. 11.10)

                  Há poucos dias ocorreu o Dia do Internacional do Idoso. No próximo dia 12, teremos o Dia da Criança.

                  Pela ordem: infância, adolescência, juventude e adulto.

                  Saibamos viver pois, com sabedoria, cada etapa da nossa vida!

Dc. Delane Souza

Diácono da PibVitória