Jornada do Peregrino

Ministério: Ministério Gerações/Ministerio kids

Responsável: Coordenação: Andrea Carias da Silva Degenário

Programa: Discipulado de meninos de meninas de 09 a 11 anos de idade.

 

PROJETO – JORNADA DO PEREGRINO

A jornada do peregrino é o programa de crescimento cristão (discipulado) da Primeira Igreja Batista de Vitória voltado para meninos e meninas de 09 a 11 anos,  que visa, por meio de um currículo bíblico sequencial, a formação de discípulos baseado em pequenos grupos, que permite ao junior reconhecer e aceitar o senhorio de Jesus em sua vida e lançar as bases de sua vida cristã, enquanto cresce em semelhança a Cristo, sob a orientação e influência de um líder maduro na fé, que vive os ensinamentos apresentados.

Para tanto, além do estudo bíblico e de sua aplicação prática realizada dominicalmente, a Jornada do Peregrino se vale de atividades complementares que cooperam para o alcance de sua missão, tais como: Celebração, Programação de Abertura e Recepção do Novo Peregrino (calouro); ELO (Encontros nos lares), Acampamentos, Superação,  Atividades extracurriculares com os pais/maes, Retiro dos Peregrinos, P’ss Retiro, Brincare, Viagem Missionária, Retiro de Capacitação com o Ministério Gerações e Formatura dos Peregrinos.

Todo domingo o Peregrino tem o privilégio de louvar e adorar ao Senhor, junto com seus companheiros e amigos de jornada, num momento em que todos os elementos do culto estão presentes, a fim de que ele possa aprender e praticar essa vivencia de adoração coletiva (louvor, prelúdio/poslúdio, reflexão, ofertório e ceia).

Anualmente, o programa recebe os novos membros da Jornada do Peregrino. Eles são recepcionados calorosamente por meio de um momento super especial em que ele é desafiado a aceitar (ou não) a missão de se tornar um Peregrino, momento em que recebe seu bornal e os elementos para dar inicio à sua caminhada. Momento de muita alegria e descontração!

ELO

Encontros nos lares dos Peregrinos, com a intenção de intensificar os laços de amizades, e criar a oportunidade de sentirem alegria na vivência de viver o “ser Igreja”.

SUPERAÇÃO

Como é intenção do programa discipular o Junior, para que possa não apenas ser salvo em Cristo Jesus, mas um servo capaz de desejar ser como o Mestre, e segui-lo por onde for, fortalecemos os relacionamentos e amizades cristãs, fazendo com que seja atrativo e divertido para o Junior estar COM a sua igreja. 

Nesse contexto, o SUPERAÇÃO é uma oportunidade para que nossos juniores brinquem e se divirtam juntos, saiam das quatro paredes, deixem de lado a tecnologia e valorizem o relacionamento e, ao mesmo tempo, revisem ou reforcem conteúdo bíblico recebido dominicalmente por meio dos desafios a serem encarados nessa programação.

Além disso, o SUPERAÇÃO é uma atividade de cunho evangelístico, à medida que o junior pode trazer um  ou mais visitantes para a programação.

ACAMPAMENTO DOS PEREGRINOS

Essa atividade complementar visa proporcionar ao peregrino(a) oportunidades únicas para estreitar o seu relacionamento com Deus, com líderes e com os seus pares. Por meio de atividades intencionais, sejam elas recreativas, esportivas, espirituais ou sociais, levar o junior a vivenciar o companheirismo, a amizade, o respeito mútuo, autonomia e os ensinos bíblicos adquiridos ao longo do Programa “A Jornada” e oportunizar ao líder/discipulador situações para ministrar ao coração do junior, em situações pontuais que forem detectadas.

PÓS RETIRO

Compartilhar com pais desafios e bençãos alcançadas no Retiro dos Peregrinos, chamando-os a fortalecer o acompanhamento espiritual de seu filho.

BRINCARE

Essa atividade visa fortalecer a amizade, a comunhão e integração dos juniores e sua liderança, satisfazendo a necessidade de brincar e se conectar um com outro. Para a liderança a oportunizar momentos de observação de comportamentos e necessidades específicas (desenvolver sensibilidade espiritual).

VIAGEM MISSIONÁRIA

Permitir ao peregrino a experiência de vivenciar a prática de realizar missões, usando seus dons e talentos a serviço do Reino de Deus. Nessa atividade, a proposta é que o peregrino lidere e, literalmente, coloque a “mão na massa”, dirigindo e participando ativamente de toda programação evangelística a através de louvor, música, adoração, coreografia, teatro e games.

RETIRO DE CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO

Promover um tempo de retiro para toda equipe do Ministério, a fim de que o trabalho realizado ao longo do ano possa ser pontuado, avaliado e valorizado.

Proporcionar ainda um tempo de comunhão, partilha e de oração, para que seja exercido o cuidado mútuo e o amor cristão entre todos da equipe e seus familiares.

Diante do trabalho avaliado, buscar, em Deus, os próximos passos para os anos vindouros.

FORMATURA DO PEREGRINO

Atividade realizada anualmente para agradecer a Deus pelo término de um ano letivo, com a celebração pela conclusão de mais uma base curricular, oportunizando a comunhão entre todos familiares e amigos do peregrino.