Mergulho na Alma

O grande desafio da atualidade é perceber tudo o que acontece ao nosso redor. Somos exigidos a manter um profundo conhecimento acerca dos fatos, descobertas e novidades que surgem a cada dia.

Notadamente, não temos a condição de acompanhar todas as coisas. Contudo, estamos sempre a nos empenhar, descartando a possibilidade de ficar para trás. Queremos conversar com todas as pessoas, mostrando entender um pouco de tudo. Doce ilusão.

Certamente nos desdobramos, indo, muitas vezes, além das forças, pois não desejamos ser considerados como homens e mulheres ultrapassados. Porém, será que vale a pena tanto esforço?

A grande pergunta que precisamos fazer não é entre o certo e o errado, visto que temos, nas Sagradas Escrituras e no Espírito de Deus, todas as condições para saber e escolher, mas sim, escolher entre o bom e o melhor. E esta não é uma tarefa fácil.

Mergulhar na alma deve se constituir neste imenso desafio que a vida coloca para todos nós. Muito mais importante do que saber o que está acontecendo no mundo, é encarar de frente o que vemos no íntimo do nosso ser, pois é dele que procedem todas as coisas essenciais à vida.

Jesus Cristo disse: “Médico, cura-te a ti mesmo”. Sócrates, o filósofo, desafiou-nos, quando vaticinou: “Homem, conhece-te a ti mesmo”. Será totalmente inútil nos esmerarmos em todos os possíveis conhecimentos humanos, deixando de lado o que mais de valor temos na vida, ou seja, olhar para nossas almas. Precisamos ter a coragem de evitar fugir do que somos, pensamos, fazemos e desejamos.

O início de mais um ano é excelente para melhorar o que é bom, renunciar ao que faz mal, e pedir ajudar a Deus para que cresçamos, não temendo o que as pessoas possam enxergar dentro das nossas almas.

Honestamente falando, estamos cansados de usar máscaras. Os nossos travesseiros não mais suportam tantas lágrimas. O fardo é pesado quando pensamos na insistência em manter o mesmo sorriso, que há muito tempo perdeu o colorido, ficando apenas o reflexo amarelado. Fugir dos anseios da alma é trilhar o caminho da derrota, podendo ser tarde para tentar retornar, visto que quanto mais persistimos em olhar o que está ao nosso redor, aumentam assustadoramente a solidão, a tristeza e o desvalor como seres humanos. Ninguém que deseja ser feliz pode desprezar os sentimentos pulsantes da alma.

Faz-se necessário que reflitamos na luta inglória que temos empreendido, quando queremos ser aprovados pelos atos praticados, recebendo os louvores dos outros, mas em contrapartida, somos desqualificados no requisito mundo íntimo. Lembremo-nos de que a nossa maior conquista será a de nós mesmos. Portanto, não tenhamos receio de mergulhar fundo na alma, permitindo que Deus nos sonde com o seu Espírito.

Mergulhar profundamente é o grande segredo para vivermos melhor com Deus, com o mundo e conosco. Mergulhar na alma é escolher o excelente no lugar do bom. Somos convidados a empreender esta maravilhosa viagem, certos de que seremos abençoados, descobrindo coisas maravilhosas acerca do mundo que poucos conhecem, o nosso mundo interior.

Pr Doronézio Pedro de Andrade