A OBEDIÊNCIA nos leva a zênite de gloriosas verdades espirituais

Um dia, a casa de John Wesley, o homem que Deus usou para trazer o movimento metodista no mundo, queimou completamente. Alguém veio a ele e disse: “John, estou muito sentido da notícia que tenho que lhe dar, mas a sua casa foi destruída por um grande incêndio”. John Wesley lhe respondeu: “isto é impossível”! “Não, John, sua casa foi destruída.” John disse outra vez: “Isto é impossível”! O homem disse enfaticamente: “Nós vimos a sua casa queimando com os nossos próprios olhos. Sua casa não existe mais”. “Isto é impossível”, disse John Wesley, “Eu não tenho casa. Deus me deu um lugar para morar. Eu somente cuido da casa para Ele. Se Ele não apagou o fogo, o problema é dEle. Ele terá que me colocar em outro lugar”.

O conceito de mordomia talvez seja um dos mais fáceis de entender e o mais difícil de aceitar. A Bíblia diz simplesmente assim: “No princípio criou Deus os céus e a terra…” Também diz que “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez”. Ainda em outra passagem a Bíblia diz que Deus criou o homem e o encarregou de ser o cuidador de toda a criação de Deus. A verdade é que fomos criados para sermos mordomos de todas a coisas de Deus. Mas entendemos que um mordomo sempre terá que dar contas de tudo que se coloca em suas mãos. Quais então, são os nossos benefícios, se cumprirmos o propósito de Deus para a Sua criação?

1- TEREMOS O PRIVILÉGIO DE USUFRUIR DE TUDO QUE ELE CRIOU. O homem foi o zênite da criação de Deus. Ao criar o mundo, a única criação que Deus usou as palavras “façamos… à nossa imagem e semelhança”, foi o homem. Todas as outras foram ordenadas a existirem. É por isto que Deus autorizou ao homem que usasse tudo que Ele tinha criado. O privilégio nosso é imenso. Nós podemos cuidar e aproveitar de tudo o que Deus criou. Se cuidarmos bem, sempre teremos grandes benefícios.

2- TEREMOS O PRIVILÉGIO DE COMPARTILHAR UNS COM OS OUTROS DAQUILO PELO QUAL SOMOS RESPONSÁVEIS. Quando estávamos no seminário em San Francisco, Califórnia, Sylvia e eu, tínhamos uma amiga que recebeu uma incumbência de cuidar de uma mansão perto do seminário. Os donos tinham propriedade também em outro lugar e passavam a maior parte do seu tempo fora da cidade. Diversas vezes, Yvonne convidou a minha esposa para que viéssemos passar um final de semana com ela naquela mansão. Assim, essa experiência vivenciada me remete e faz refletir no contexto das Escrituras Sagradas, isto é, de que é um privilégio sermos mordomos de Deus, ou seja, podemos usufruir do que Ele colocou em nossas mãos, e, ao mesmo tempo, compartilhar com outros que são parte deste universo de Deus.

3- TEMOS O PRIVILÉGIO DE FAZÊ-LO AUMENTAR E SERVIR DE BÊNÇÃOS PARA MUITOS. Uma das parábolas famosas de Jesus e que muito nos ensina, é a dos talentos. Jesus contou que um homem foi viajar e deu talentos a três dos seus mordomos. A um, ele deu cinco; a outro, dois, e a outro, um. Quando o senhor voltou da sua viagem chamou aos seus mordomos e pediu que dessem conta do que tinham recebido. O primeiro disse que tinha investido os seus cinco talentos e que agora tinha dez. O que recebeu dois também trouxe quatro. Mas, o que tinha recebido somente um, trouxe o seu único talento e disse que o tinha escondido por medo de perder o que tinha recebido. Jesus disse que o senhor ficou furioso e questionou aquele servo, e até o chamou de ingrato, porque ele não tinha investido o seu talento para que produzisse mais.

Uma das nossas responsabilidades, como mordomos de Deus, é cuidar do que foi colocado nas nossas mãos para que possamos melhorar e multiplicar, e não somente fazer uso ou malgastar.

Pr. Geriel de Oliveira