AS EXPERIÊNCIAS DE UM GRANDE LEGADO

As Olimpíadas terminaram tão rápido como começaram. Oito anos passados, a Comissão Olímpica aprovou o pedido brasileiro para que as Olimpíadas de 2016 fossem na Cidade Maravilhosa. O tempo, as situações diversas encontradas no Brasil e a força premiada da Lava Jato levaram o Brasil a repensar. Como o mundo verá esta festa que, por tradição, tem levado os povos a esquecerem as suas lutas e se dedicarem, por alguns dias, às competições que os unem e não os separam? Tudo indicava que não estávamos preparados para essa grande celebração. O tempo era curto e a situação financeira do país não iria permitir que fizéssemos tudo o que era necessário.

Hoje, as Olimpíadas já fazem parte da nossa história. Pela primeira vez um país da América do Sul foi anfitrião de uma Olimpíada, e o fez com garbo. Não somente a abertura mostrou que quando queremos podemos, mas a própria competição e o encerramento puderam mostrar que, sim, somos capazes de fazer o melhor, não importa a situação que estejamos vivendo. O Brasil pode se parabenizar por ter provido um tempo histórico e agradável para todo o mundo.

Como observadores e aprendizes que somos, podemos, sem dúvidas, como Igreja, aprender algo dessas Olimpíadas. Certamente que a primeira lição é que necessitamos decidir colocar as nossas diferenças de um lado e olhar o todo da nossa igreja. Existem algumas coisas que precisamos estar juntos para que possamos alcançar a nossa missão não somente em Vitória, mas como também no mundo. Sempre está diante de mim, ainda que estarei aqui somente por um pouco de tempo, que esta igreja tem uma missão a cumprir. Nossa responsabilidade não é somente com Vitória. Também temos a responsabilidade com o Brasil e o mundo. Nossa fama é que somos uma Igreja Missionária, sustentando mais de 100 missionários no Brasil e no mundo. Isto é parte da nossa missão, e a temos desempenhado com galhardia por 113 anos.

Terminamos de alcançar o nosso alvo para Missões Estaduais, e o ultrapassamos com mais de 40%. No próximo domingo, começaremos a campanha para Missões Nacionais. Outra vez, precisamos imitar os olímpicos. Vamo-nos unir, como nunca, para alcançar o nosso alvo, não para mostrar ao mundo que tão especial somos. Mas devemos fazer como uma expressão de amor e apreço pelo que Deus fez por nós como igreja e como indivíduos. O que sou hoje devo a Deus. E você, a quem deve?

Mas, diante de nós temos ainda algo muito fascinante e de grande responsabilidade: VAMOS CELEBRAR 113 ANOS NO PRÓXIMO DOMINGO. Quantas igrejas podem dizer que chegaram a este tempo de vida remindo o tempo como a PIB de Vitória? Os anos têm mostrado que não nos cansamos de fazer algo para o reino, e as nossas lutas têm deixado grande dividendo. Somos “MÃE” de 27 igrejas, estamos sustentando três missões que esperamos que se tornem igreja. A PIB de Vitória tem levado muitas pessoas ao conhecimento pleno da verdade. Muitos têm saído desta igreja para servir a Cristo no ministério pastoral e missionário. Aqui tem sido um celeiro de homens e mulheres que Deus está usando em todo o mundo. O nosso ministério social é uma grande benção para muitos, e a vida dos membros desta igreja tem feito uma grande diferença em Vitória e nas cidades adjacentes.

Não podemos desistir. Aqui está outra lição que podemos aprender dos olímpicos: vencer as lutas, ainda que sejam muitas. Talvez a celebração do 113º aniversário seja uma das mais difíceis que iremos passar. Mas podemos decidir que faremos algo e aproveitaremos para anunciar o evangelho para os perdidos, estar unidos e deixar que esta festa possa mostrar a Vitória que ainda não envelhecemos. Vamos respaldar os cultos: 1º de setembro – Culto de Oração em pró do aniversário; 2 de setembro – Culto especial de aniversário; 3 de setembro – Encontro de Quartetos (14 Quartetos estarão conosco), e 4 de setembro – Culto da manhã quando pregará o Pr. Stephanini da PIB da Serra. À noite, teremos a celebração das Bodas de Ouro do Pastor Geriel e Sylvia. Esta é a hora de estarmos juntos e alcançarmos o impossível, aos olhos dos homens, e provar, para nós mesmos, que ainda somos a PIB de Vitória.

Pr. Geriel de Oliveira

Pastor em Exercício