DE PEQUENINO SE TORCE O PEPINO

Diz a sabedoria popular. Está enunciado, com outras palavras, no texto de Provérbios 22.6: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.

Nas mais diversas culturas, ocidentais ou orientais, cristãs e não cristãs, existe este preceito. Há uma preocupação com a educação dos filhos, desde a mais tenra idade. As atitudes dos pais vão acompanhá-los em todo o seu viver, com toda certeza.

            Que tipo de pais temos sido, somos ou desejamos ser? Ninguém melhor que o Pai celestial para nos orientar. Na sua Palavra devemos buscar a inspiração para cumprir a nobre função, dada por Ele, de gerar, criar, educar, treinar, prover e controlar os filhos. Ou seja, sermos pais de direito e de fato. Eis algumas dicas do Pai:

  • Prover: 2 Co. 12.14b – Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.
  • Criar: 6.4 – E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina, e na admoestação do Senhor;
  • Controlar: I Tm. 3.4 – E que governe bem a sua própria casa, criando filhos sob disciplina, com todo respeito.
  • Disciplinar: 13.24 – O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo o disciplina.

Não devemos nos afastar dos ensinamentos do Pai. Pois, Ele conhece a nossa intimidade antes mesmo da concepção. Conhece o nosso sentar e levantar; conhece as menores partículas que compõem o nosso ser. Ele, portanto, tem autoridade e conhecimento para ditar estas normas, que, se cumpridas, resultarão em felicidade para nós e nossos filhos.

Dc. Delane Souza