MISSÕES, MISSÕES, MISSÕES…

Estamos outra vez celebrando Missões Mundiais em todas as igrejas batistas no Brasil. Este para nós é um dos meses mais importantes do ano porque vamos ter a oportunidade de levantar os meios para que a Grande Comissão possa ser cumprida: “Indo, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que lhes tenho mandado…” Estas foram as últimas palavras de Jesus, e elas estarão vigentes até o dia que Ele volte.

Infelizmente, este último mandamento tem sido um dos mais negligenciados. Dallas Willard chama Mateus 28:19-20 de A GRANDE OMISSÃO, porque é uns mandamentos mais negligenciados de toda a Bíblia. Como pode ser que uma igreja que tem um orçamento de dois milhões e seiscentos e quarenta mil reais por ano, irá levantar somente R$ 55,000 para Missões Mundiais? Precisamos repensar as nossas prioridades. Hoje temos no mundo uma media de um bilhão e setecentos milhões de pessoas que ainda não ouviram o evangelho de Jesus.   O mundo cresce a uma velocidade de 144 pessoas por minuto. Ao mesmo tempo, se crê que cinco pessoas se convertem ao cristianismo a cada minuto. Assim que a cada minuto que passa estamos 139 pessoas no vermelho (assim dizendo). Como podemos modificar tudo isto? Gostaria de dar algumas sugestões:

  1. Necessitamos rogar ao Senhor da Seara que nos mande obreiros para a Sua Seara. Não foi isto que Jesus mandou que fizéssemos? Uma das razões que temos tão poucas decisões é porque temos poucos trabalhadores. Se orarmos, o Dono da Seara nos mandará obreiros. O que temos visto é que uma multidão está ao redor da mesa do Senhor, nos domingos, dentro das igrejas. Mas muito poucos estão nos campos. “Oh Deus! Mande obreiros para a Sua Seara.”
  2. Necessitamos fazer uma avaliação das nossas prioridades. Quando estudamos a Bíblia as prioridades de uma igreja saltam aos nossos olhos: Evangelismo e Missões, Adoração, Educação, Companheirismo e Serviço. Estas são as coisas que uma igreja batista necessita enfatizar. Qualquer outra prioridade, diminuirá a força da igreja, e não poderá cumprir as suas responsabilidades. “Oh Deus! Ensina-nos priorizar missões como Cristo nos mandou.”
  3. Necessitamos ofertar como a Bíblia ensina. Interessante que ofertas na Bíblia sempre têm a ver com sacrifício. Desde os ensinos do Velho Testamento até o Novo, todas as vezes que o povo era exigido que fizesse uma oferta ao Senhor, não era do que sobrava, mas teria que ser de um esforço. A oferta era colocada no Altar de Sacrifícios. É por isto que Jesus disse: “Quando trouxeres a tua oferta ao altar, e ali lembrares que o teu irmão tem alguma coisa contra você, deixa aí a tua oferta…” Precisamos aprender a dar não do que sobeja, mas sim pedindo ao Senhor: “Que queres que faça?” Ele nos indicará. Oh! Deus! Toca-nos para que possamos dar com sacrifício a fim de que o mundo possa ouvir o evangelho e Jesus possa voltar.”

Neste mês de março de 2017, vamos orar pedindo ao Senhor que mande ceifeiros para a Sua Seara. Vamos ver o que a Bíblia ensina sobre as nossas prioridades e aproveitar para, com sacrifício, alcançar e ultrapassar o nosso alvo. Deus aceitará o nosso esforço e multiplicará o que dermos para que o mundo possa ouvir o evangelho transformador.

Pr. Geriel de Oliveira

Pastor em Exercício